Um retrato do Clube de Viticultores do Soalheiro
Durante um ciclo da vinha, o João Bernardino e o Kitato fotografaram o Clube de Viticultores do Soalheiro, as pessoas que o fazem, a terra que trabalham e o que os une.
Assim nasceu o livro Manta de Retalhos, um retrato fotográfico deste território singular, Monção e Melgaço, e da cultura única e familiar do Alvarinho.
Os rostos do Alvarinho
O Clube de Viticultores do Soalheiro é composto por cerca de 180 famílias que se dedicam ao Alvarinho ao final do dia e aos fins de semana. Na vinha obtêm um rendimento complementar, cuidando das suas pequenas parcelas como jardins.
Vistas de cima, estas pequenas parcelas de vinha formam uma manta de retalhos e cada uma tem o rosto de quem as cuida.
Do rio às brandas, o território é feito de retalhos trabalhados, de vinhas cheias de vida e de histórias de pessoas da terra
O olhar dos autores
"Um ano, um ciclo da vinha, dividido em oito viagens a Monção e Melgaço(...) Conhecer e fotografar estes viticultores é por si fotografar uma região e a sua gente, um retrato sociológico e um mergulho às histórias de Monção e Melgaço"
João Bernardino
João Bernardino nasceu em Lisboa em 1972 e vive no Porto desde 2000.
Designer, Professor e fundador do Antsmedia Design Studio. Desde 2018 dedica-se exclusivamente ao seu trabalho fotográfico e à criação de conteúdos para inúmeras organizações nacionais e internacionais.
@joao.bernardino
João Bernardino nasceu em Lisboa em 1972 e vive no Porto desde 2000. Designer, Professor e fundador do Antsmedia Design Studio. Desde 2018 dedica-se exclusivamente ao seu trabalho fotográfico e à criação de conteúdos para inúmeras organizações nacionais e internacionais.
Kitato
Vianense, Luís Octávio Costa é jornalista do Público, explora Portugal e o mundo ao serviço da Fugas. No Instagram assina @kitato, tem-se dedicado a contar histórias ligadas à natureza e à terra, ao território e às pessoas que o marcam. Para fotografar vai ao fim da rua e vai ao fim do mundo.
@kitato
Luís Octávio Costa é jornalista do Público, explora Portugal e o mundo ao serviço da Fugas. No Instagram assina @kitato, tem-se dedicado a contar histórias ligadas à natureza e à terra, ao território e às pessoas que o marcam. Para fotografar vai ao fim da rua e vai ao fim do mundo.
Eventos
Apresentação ao Clube
Pré-Lançamento
23/09
Casa da Cultura
Melgaço
Exposição Fotográfica
Lançamento
29/11
10/12
Galeria Fernando Santos
Porto
Exposição Fotográfica
Exposição Permanente
Soalheiro
Melgaço
Autoria e Curadoria
João Bernardino
Kitato
Coordenação
Soalheiro
Produção
VVCPM - Clube de Produtores de Monovarietais do Vinho Verde
info@enotour.pt