Sign In

O Projeto

O ENOTOUR promove o enoturismo no território mais a norte de Portugal, a singularidade da paisagem e cultura locais, oferecendo a possibilidade a cada um de desenhar uma viagem personalizada e de viver uma experiência única. 

O projeto está centrado em Monção e Melgaço, chegando a alguns outros pontos dos Vinhos Verdes, e tem por objetivo a criação de uma rede de oferta turística sustentável.

Na prática, o ENOTOUR está na génese de um selo de sustentabilidade e traduz-se em três plataformas: Mesa 3D, Aplicação com Percursos Pedestres e website. 

Mesa 3D

A Mesa 3D retrata o território de Monção e Melgaço e ainda uma área mais a Oeste para que possa vislumbrar a separação natural existente entre este território e a zona atlântica. 

Através de um ecrã que cada visitante pode controlar, é possível ver projetados vários mapas com informação sobre as condições naturais únicas do território, ver assinalada a localização das parcelas dos viticultores que fazem parte do Clube e ainda observar a localização e obter informação sobre os pontos de interesse a visitar no território.

A Mesa 3D está localizada na sede do Clube de Viticultores.

APP PERCURSOS PEDESTRES

A App do ENOTOUR, através de geolocalização, guia-o ao longo de percursos pedestres. 

Um deles, o Trilho Interativo Entre Vinhas, é circular e interativo, partindo do conteúdo audiovisual em localizações específicas para explicar as condições naturais do território, o antes e o depois do Alvarinho, o ciclo da vinha, a biodiversidade, as diferenças entre vale e a montanha. 

Os restantes 4 trilhos são em pontos simbólicos do território: a Ecopista do Minho, os Passadiços de Melgaço, o Trilho de Cevide a Lamas de Mouro e o Trilho da Branda da Aveleira. 

Website

Neste site vai encontrar informação sobre pontos de interesse a visitar em Monção e Melgaço, incluindo ainda alguns pontos noutras latitudes dos Vinhos Verdes.  

Além da promoção da singularidade da paisagem e cultura do território mais a norte de Portugal, esta plataforma permite integrar a oferta turística existente no território, possibilitando a qualquer pessoa desenhar um roteiro de visita à medida de cada um, a partir de qualquer parte do mundo.